quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Os caminhos de 2022

Durante o período eleitoral a oposição ao PSB que faz parte do centro-direita e direita propriamente dita, não souberam conviver harmoniosamente e nem tampouco tiveram a humildade de se unirem em torno de um único nome. Já se sabia que o campo seria bem votado, como de fato foi: Atingir 42% dos votos válidos no primeiro turno, não é tarefa fácil. Uma coisa é, portanto, conseguir essa porcentagem juntos e outra bem diferente, separados. 

Agora, o planejamento para 2022 quando está em jogo o governo do estado. Marília Arraes que disputou o cargo de prefeita do Recife acredita que cacifou-se para a disputa ao governo do estado. Teremos mais uma vez uma luta contra a direita ou pelo menos uma oposição mais a esquerda, caso Marília não consiga unir em torno de seu nome e ainda mais em torno do seu partido, o PT, quando estará em jogo a presidência da república? 

Dificilmente teremos união em torno do PT, pelo menos nesse campo, que tem vários pré-candidatos a presidente como João Doria (Pelo PSDB), Bolsonaro, o DEM pode lançar algum nome, Luciano Huck, Sérgio Moro. Essas são candidaturas a presidente que ainda vão se resolver lá em cima para poderem chegarem por aqui e conseguir com que uma ou duas candidaturas que vá enfrentar o PSB, que pelo andar da carruagem virá forte.

Em 2005 houve um projeto semelhante aqui. Tanto Eduardo Campos como Humberto Costa queriam tirar Jarbas e Mendonça do Governo do Estado que era comandado por eles desde 1999. Os dois saíram separados e vieram a se unir apenas no segundo turno derrotando Mendonça que era candidato a reeleição. O PSB já mostrou que sabe jogar e jogar bem. João Campos, prefeito eleito do Recife, deve chegar fortíssimo não só na região metropolitana mas no estado em 2022, para fazer campanha para o seu candidato a governador que pode ser Geraldo Júlio. 

João Campos é político, e quem quiser se enganar que se engane. Soma-se a esse apoio, o PSB hoje comandar quase toda a Região Metropolitana ou ter aliados, e o único adversário ser o Prefeito Anderson Ferreira (PL) que é também um dos prováveis candidatos ao governo. 

O cordão - Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno, são ou serão comandadas por aliados do PSB, diferente de 2018 quando eram comandadas por adversários declarados. Um peso forte no agreste é Garanhuns, que era governada pelo PTB e passa ao comando do PSB.

No jogo - Chamou a atenção de todos o modo como o ex-deputado João Fernando Coutinho se envolveu na campanha para prefeito do Recife de João Campos (PSB). Atualmente no PROS, João Fernando está ganhando cada vez mais destaque e mostrou que pode ser um nome competitivo e forte em 2022 quando vai pra luta novamente por um mandato na Câmara Federal. 

Corpo - Está ganhando repercussão a candidatura do deputado Álvaro Porto para a Presidência da Assembleia Legislativa. Ele é o concorrente direto com o deputado estadual e atual presidente Eriberto Medeiros. Álvaro está se apresentando como alternativa para os deputados de oposição e muitos deputados da base do governo que segundo bastidores não andam satisfeitos com o comando da casa.

Apoio do Partido - Por falar em comando da Casa, o PP decidiu fechar questão em torno do apoio ao nome de Eriberto Medeiros que ainda não anunciou mas deverá ser candidato à reeleição. O apoio do PP ao nome de Eriberto veio em um momento importante justamente na hora em que o deputado Antonio Moraes já ensaiava uma candidatura.

Covid - Por falar na Assembleia, o deputado estadual João Paulo Costa testou positivo. Quem também está com covid, mas já em fase de recuperação é o Secretário de Turismo Rodrigo Novaes.

No Palácio - O Prefeito eleito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB),  não perdeu tempo e já esteve no Palácio do Campo das Princesas acompanhado do deputado Raul Henry despachando com o governador Paulo Câmara. O Governador tem tido uma atenção especial com os novos gestores que assumirão em janeiro e disse que a ordem é que seja prioridade ajudar esses prefeitos a tirarem os projetos de campanha do papel.

Banco do Nordeste - O Prefeito Paulo Roberto não perdeu tempo e já esteve na Superintendência do Banco do Nordeste, acompanhado do ex-senador Douglas Cintra. Na pauta do encontro, investimentos para Vitória de Santo Antão, assim como o incentivo aos empreendedores, para fomentar a economia da cidade.

Timbaúba - O Juiz da cidade de Timbaúba, Danilo Félix Azevedo, expediu nesta terça - feira (1)  liminar que impede o atual prefeito da cidade de realizar contratações. A decisão se deu depois de comprovado que o prefeito teve oportunidade de chamar os aprovados na seleção simplificada realizada no ano de 2019, assim como também, teve oportunidade de chamar os aprovados do concurso para guarda municipal, realizado no ano de 2012.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com 

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário