quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Está pintando o azarão

 

Se a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa fosse hoje, o trabalhista Álvaro Porto teria amplas chances de derrotar o presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP). Porto é, hoje, estuário da extrema insatisfação dos deputados queixosos da gestão e do estilo Eriberto. Não dado a nenhum esforço pessoal pelo exercício da ternura, Eriberto só teria hoje 18 votos.

Já Porto, que está despontando com pinta de azarão, contabiliza, no momento, 20 votos dentro do seu balaio, enquanto 11 estão indecisos. Historicamente, o indeciso tende, majoritariamente, a votar na oposição pelo acumulado de decepções com quem está no poder.

Eriberto conseguiu a façanha, em apenas dois anos, de desagradar gregos e troianos. Não tem pulso, não tem liderança e é, na verdade, subalterno a um governador fraco e incompetente, detentor da maior taxa de rejeição entre os chefes de Estado dos últimos 50 anos, chamado de Câmara lenta pelos próprios aliados. Eriberto não atende telefone nem mesmo dos próprios colegas de parlamento.

O poder, que imagina que detém, subiu à cabeça. Os deputados reclamam que nas eleições municipais Eriberto invadiu bases, usou até de coação para eleger 20 prefeitos e um filho vereador no Recife, atropelando aliados num estilo coronelesco nunca visto no parlamento. Nem Guilherme Uchoa, já morto, que teve seis mandatos de presidente num estilo também mais para Chico Heráclio, o famoso Coronel de Limoeiro, ousaria tanto.

Há quem questione o direito de Eriberto em disputar a reeleição, porque já foi reeleito em 2019, depois de ser eleito em 2018, ano da morte de Uchoa, após 30 dias de mandato tampão do então vice-presidente Cleiton Collins. Haverá consulta ao Judiciário, podendo ocorrer o mesmo que se deu na última reeleição de Uchoa.

Os indicativos são, portanto, de que Eriberto, se a Justiça permitir a segunda reeleição, entre enfraquecido e sofra uma acachapante derrota. Hoje, a sorte dele depende da caneta de um governador que só tem um aliado respeitado entre os deputados, que pode evitar a chegada do azarão Porto ao poder: o hábil secretário de Governo, José Neto. Os ventos na Casa Joaquim Nabuco sopram em direção a Álvaro Porto.

Vacina – A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a medida provisória que destinou R$ 1,99 bilhão para o Ministério da Saúde viabilizar a produção e/ou a aquisição de 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford" contra o novo coronavírus. O texto segue agora para análise do Senado. A matéria precisa ser aprovada até esta quinta-feira (3) para não perder a validade. A proposta foi aprovada na Câmara em votação simbólica, sem a contagem de votos no painel.

PSB faz balanço – Após conseguir manter a Prefeitura do Recife e conquistar o comando de cidades importantes, o PSB faz reunião virtual do Diretório Nacional, no próximo dia 11, para avaliação das eleições municipais e das perspectivas do partido para o futuro. O encontro também servirá para deliberações sobre o XV Congresso Nacional da sigla. Ao todo, o PSB elegeu 252 prefeitos e 2.948 vereadores em todo o país. No segundo turno, conseguiu vitórias consideradas prioritárias no Recife e em Maceió com os deputados federais João Campos e João Henrique Caldas, respectivamente. Em contrapartida, o ex-governador Márcio França sofreu um novo revés, desta vez, para a Prefeitura de São Paulo.

Transição no Cabo – A equipe de transição de governo do Cabo de Santo Agostinho se reuniu com representantes da comissão de transição da nova gestão, ontem, para fazer a entrega de documentos com informações sobre a atual gestão. O processo prevê o princípio de transparência entre a atual e a próxima gestão municipal. Os demonstrativos foram entregues pelo coordenador da comissão de transição do governo municipal, Eli José de Paula, ao coordenador da equipe da nova gestão, José Arimateia. “Estamos cumprindo o que determina a Lei Complementar, entregando os dados solicitados pela nova gestão”, disse Eli José.

MEC recua – O Ministério da Educação (MEC) decidiu revogar a portaria que pedia que as universidades federais e particulares retornassem com aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. A repercussão negativa entre instituições e especialistas que disseram que a medida era inconstitucional acabou fazendo o governo voltar atrás. O ministro Milton Ribeiro falou à CNN que não esperava tanta resistência. "Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento", afirmou ao canal. "A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população."

CURTAS

NORONHA – O Arquipélago de Fernando de Noronha teve o registro de quatro novos casos da Covid-19. A informação foi divulgada ontem, pela Administração da Ilha. Com a confirmação dos novos pacientes, subiu para 234 o número de infectados, desde o início da pandemia, em março. Os novos infectados são moradores e trabalhadores da ilha e cumprem quarentena em isolamento domiciliar. O governo local também confirmou 12 curas clínicas. Com isso, 185 pessoas foram diagnosticas com curadas e 49 permanecem em quarentena.

FÁTIMA – A apresentadora da TV Globo e namorada do deputado federal Túlio Gadelha (PDT), Fátima Bernardes, de 58 anos, revelou, ontem, em suas redes sociais, que foi diagnosticada com câncer de útero, após uma série de exames de rotina. A jornalista, no entanto, amenizou o peso da notícia, ao informar que a doença está em estágio inicial, mas que cará afastada do comando do Encontro por alguns dias.

Perguntar não ofende: O governador vai ter força para interferir na eleição da Alepe?

Fonte: Blog do Magno Martins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário