sábado, 17 de outubro de 2020

TV faz João crescer

 

O crescimento de dez pontos percentuais, de 23% para 33%, num intervalo de apenas uma semana no levantamento do Ibope, pelo candidato do PSB a prefeito do Recife, João Campos, tem apenas uma lógica: se não houve nenhum fato novo na campanha, capaz de mexer com o humor da população, o fenômeno está associado, naturalmente, ao sucesso da sua propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Seu guia e suas inserções estão obtendo mais aceitação do que a dos adversários.

Sua equipe, portanto, está sendo competente, como está sendo elogiado o seu desempenho nas aparições na telinha mágica. Bombado pela propaganda eleitoral, João comprova, na prática, que a televisão ainda consegue ser mais milagrosa numa campanha eleitoral do que as redes sociais, que seriam ou são a coqueluche do momento, principalmente depois da eleição de Bolsonaro.

Em relação ao presidente Bolsonaro, entretanto, há de se fazer uma ressalva: seus marqueteiros e sua tropa de comunicação recorreram a robôs nas redes sociais como instrumento para desconstruir a imagem dos adversários, prática proibida e que resultou numa CPI instalada na Câmara dos Deputados. Rede social é importante, mas não é uma pílula dourada.

A TV, portanto, deu o plus na candidatura de João, enquanto a oposição patina. E patina porque, sem exceção, todos os candidatos exibem na telinha um guia fraco, sem emoção, sem ataques, sem denúncias contundentes. Nada açucarado presta, muito menos gestão de guia. Não é verdade, igualmente, que o eleitor gosta de debates em alto nível. Gosta de ver o circo pegar fogo. Frio, só língua de anjo.

O eleitor gosta, sobretudo, de ver um candidato desnudar o outro, apontar o dedo na ferida com verdades, aquela velha história de matar a cobra e mostrar o pau. Nem nisso os que estão do outro lado do balcão do candidato oficial são capazes de produzir. Resultado? Vão continuar estagnados na pesquisa, correndo o risco de João disparar e ganhar a eleição no primeiro turno.

Arsenal ignorado – E não é por falta de munição que os candidatos da oposição insistem em colocar no ar edições mornas, sem repercussão. No Recife, a Prefeitura já foi objeto de seis operações da Polícia Federal e está com medo da sétima, conforme este blog mostrou, ontem, com documentos, mas nenhum oposicionista explora isso. Medo de quê? O que passa pela cabeça dos candidatos e de seus assessores. O que pesa contra Geraldo Júlio, o padrinho de João, não é fake news, mas investigações da PF, do Ministério Público e dos demais órgãos de controle.

Vice-problema – Para quem afirma “ser a própria imagem da ética”, a candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, Patrícia Domingos, tem muito a explicar sobre a própria chapa. O candidato a vice-prefeito escolhido por ela, Leonardo Salazar, responde por uma série de irregularidades do tempo em que presidia o comitê gestor do São João de Caruaru. A gestão do vice da candidata carioca é investigada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado. Em outra operação questionada pelos órgãos de controle, Leonardo autorizou pagamentos a empresários de bandas antes dos shows serem realizados, o que também é proibido pela legislação.

Afastamento – O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, solicitou, ontem, que o plenário da Corte analise a decisão proferida por ele de afastar o senador Chico Oliveira (DEM-RR) do cargo, por 90 dias. O magistrado quer que os colegas avaliem a determinação até a próxima terça-feira. Barroso destacou que entende o fato de que os demais ministros não precisariam referendar a decisão dele nesse caso. Mesmo assim, fez questão de solicitar ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, que o caso seja analisado pelos colegas da Corte. Caso a decisão seja mantida, ela será encaminhada ao Senado, que vai definir se afasta Rodrigues do cargo ou o mantém nas atividades, enquanto as investigações prosseguem.

Noronha – A equipe do Tribunal de Justiça de Pernambuco vai voltar a realizar trabalho presencial, em Fernando de Noronha, na próxima segunda-feira. A última visita do judiciário à ilha ocorreu em março, antes do início da pandemia da Covid-19. A informação foi confirmada pela Assessoria Comunicação do Tribunal. O trabalho vai acontecer no Fórum Desembargador Roberto Ferreira Lins, localizado no Centro de Convivência, na Vila do Trinta, das 9h às 12h. Os protocolos de segurança contra o novo coronavírus serão seguidos e o público deverá usar máscara e respeitar o distanciamento social. A programação do TJPE segue até a sexta-feira. Estão previstos audiências e casamentos, que estavam suspensos. O juiz André Santana vai comandar as atividades, segundo o TJPE.

CURTAS

RENOVA OLINDA! – Em Olinda, a Câmara de Vereadores terá uma renovação surpreendente, para melhor vale a ressalva. Dentre tantos que estão na batalha pelo voto, com ingresso garantido no parlamento da Marim dos Caetés, Marco Antônio, o Sardinha, que ganhou notabilidade com a promoção de grandes eventos, como o bloco carnavalesco A Bruxa de Ouro Preto, o Forró dos Namorados e a Caminhada Ouro Preto vai ao Morro da Conceição. Sardinha está há 22 anos na vida pública, já disputou duas vezes um mandato de vereador, mas agora, filiado ao PSD, já carimbou seu passaporte de parlamentar.

LIVE DA SEGUNDA – Autor do livro “Casaca e chuteiras”, que trata da trajetória do Rei Pelé, o jornalista mineiro Silvestre Gorgulho, com quem trabalhei no Jornal de Brasília, é o convidado da live deste blog da próxima segunda-feira, às 19 horas, pelo Instagram. Trata-se de resultado de uma pesquisa ao longo dos últimos dez anos com o alho e faro apurados do grande e talentoso repórter que é o Gorgulho.

Perguntar não ofende: Chico Rodrigues escapa da cassação?

Fonte :Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário