sábado, 17 de outubro de 2020

Jornalismo político x Militância jornalística

 

Tem pessoas meio sem noção não apenas na política mas também no meio de quem faz parte da comunicação em Pernambuco. Vejam bem: Nenhum candidato bem situado nas pesquisas de intenções de voto ou até mesmo que não estejam bem, é obrigado a conceder uma entrevista seja para qual for o programa de TV ou meio de comunicação.Essa tática foi usada por Fernando Henrique Cardoso em 1998, por Lula tanto em 2002 quanto em 2006 e por Bolsonaro em 2018. 

Ao ser indagado o motivo pelo qual não participava de debates em 2018, Bolsonaro foi bem claro em dizer que a mídia tentava a todo instante deturpar suas palavras. Sejamos bem sinceros: Você acham que em um período como esse onde às pessoas estão com uma enorme descrença na classe política, a população seja de onde for vai perder tempo escutando jornalistas entrevistando candidatos? Sejam sinceros.

Talvez algo esteja errado não só nos políticos ou na forma de fazer política, mas também na forma de fazer jornalismo e a população parece que se tocou que existe alguma mídia tendenciosa. Não adianta, você criar um espaço para entrevistar um candidato ou candidata e ele simplesmente não aceitar ir (É um direito que o compete) e o jornalista partir pra cima chamando de "fujão" de "arregador" e por aí vai. Esse papel não compete a um jornalista sério e de credibilidade e sim a um militante político.

Chega a ser feio e soa o ridículo essa postura. É se achar a última coca cola no deserto enquanto tem outros líquidos que pelo caminho podem saciar a sede do viajante. Um jornalista se achar no direito de chamar qualquer candidato que seja de "nariz empinado, arrogante" e querer misturar alhos com bugalhos é intolerável. Melhor que troque a máquina de digitação ou (Notebook) por uma bandeira partidária.

O jornalismo sério se faz levando a informação séria para às pessoas e não partindo para a agressão pessoal. Isso se chama militância e ainda das mais ridículas que existem.

Covid - O número de mortes pela Covid-19 pode permanecer alto nos próximos meses, caso o cenário atual permaneça, de acordo com a edição especial do Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada hoje (16). O estudo mostra que apesar da leve tendência de queda desde setembro, o país ainda está em patamar elevado de casos e óbitos. 

A curva - O Boletim mostra que a curva da evolução de casos e óbitos pela Covid-19 no Brasil apresentou, desde o início da pandemia, um padrão diferente de outros países. Enquanto em países europeus, por exemplo, o número de casos subiu rapidamente e, após atingir um pico, caiu vertiginosamente - agora, a região passa por uma segunda onda de contaminação - no Brasil, a subida foi mais lenta e a descida também está sendo, de acordo com o vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, Christovam Barcellos.

Trabalho em Jaqueira - A Prefeitura de Jaqueira segue fazendo o trabalho de asfalto nas ruas do município. Estão sendo contempladas às ruas: Tenente Manoel Lins, Dionísio Pereira da Costa, Boa Vista, do Cemitério e AV. Fabio da Silveira Barro."Nós estamos fazendo esse esforço conjunto para entregar o mais depressa possível essas obras e esse asfalto que era um desejo da população de Jaqueira".

Conluio - O Prefeito de Tracunhaém, Belarmino Vasquez está apoiando a candidatura à reeleição de Manuel Botafogo de Carpina. Segundo informações, e áudios vazados, o prefeito de Carpina estaria pagando R$ 400,00 aos motoristas por cada ônibus que vai lotado de pessoas que nem em Carpina votam, apenas para gerar aglomeração. Tanto em Tracunhaém como em Carpina, os Lapas são oposição.

Belo Jardim - Cumprindo agenda em Belo Jardim ao lado da candidata a prefeita Isabelle Mendonça e do ex-prefeito JoãoMendonça, no Agreste, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) visitou o terreno das futuras instalações do atacarejo da rede Pajeú e conferiu o andamento das obras da PE-166, que liga a cidade a Brejo da Madre de Deus.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte :Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário