terça-feira, 20 de outubro de 2020

Brasil tem 271 candidaturas de pessoas trans, diz estudo

 

Marcelo Camargo/Agência BrasilMarcelo Camargo/Agência Brasil

Um estudo divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) aponta que o Brasil tem 271 candidaturas de trans e travestis. Apenas duas delas são de prefeituráveis e outras 25 configuram postulações coletivas.

O mapeamento foi feito pela Antra de 28 de setembro até 15 de outubro. O número representa um salto de 195% em relação a 2016, quando foram contabilizadas 89 candidaturas e 8 pessoas eleitas. A Antra afirmou que seguirá coletando dados e atualizando a lista dos postulantes.

O maior número de candidaturas se concentra na região sudeste (42%), seguida do nordeste (29%), sul (11%), norte e centro-oeste (9% cada). Já quanto aos partidos, a maioria concorre em legendas de esquerda (51%), mas partidos de direita também contemplam trans e travestis (38,5) e de centro (10,5%)

"Sabemos que esse ainda é um caminho complicado, pois a maioria das candidaturas estão postas pela primeira vez, e sabemos que a política prima sempre por quem tem experiências, isso não quer dizer que a população Trans esteja em desvantagem, não estão! Consideramos que a potencia e as contribuições das pessoas trans para nossa democracia tem um papel fundamental no enfrentamento das desigualdades. Elas sabem o que querem de fato, e por que estão lá. E aqui cabe ressaltar que muitas candidaturas sofrem processos de precarização pelos partidos, o que nos chama bastante atenção nesse sentido", diz a associação em trecho do documento em que destrincha o levantamento.

Fonte:Leia Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário