sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Mendonça não apoiará Daniel e deve disputar PCR

O ex-ministro Mendonça Filho, pré-candidato do Democratas a prefeito do Recife, ficou muito chateado com a forma como a oposição que defende a pré-candidatura de Daniel Coelho conduziu as coisas. O argumento de que se Daniel fosse eleito Vinicius Mendonça poderia ser deputado federal foi algo que deixou o democrata muito chateado.

Ele também não gostou de algumas situações adotadas pelo postulante do Cidadania, que emitiu declarações que apontavam para uma eventual fragilidade do ex-ministro. A verdade dos fatos é que Mendonça é um pré-candidato muito mais tarimbado do que antes de ser ministro da Educação. Além disso, ele tem forte identificação com o eleitorado de Bolsonaro, o que justifica sua permanência no páreo.

Por fim, há outra nuance para a manutenção da pré-candidatura dele a prefeito, tanto o PTB quanto o PSDB já decidiram que só não apoiam Mendonça se ele desistir de ser candidato, mas se ele quiser seguir no jogo, tem carta branca para continuar com seu projeto. Nos últimos dias o ex-ministro ficou bastante chateado com o fogo amigo da oposição, ora pela crítica do deputado Marco Aurélio, ora pelas forças ocultas que querem tirá-lo do jogo, e por isso estaria cada vez mais decidido a manter sua candidatura.

Nova cota – Além dos 30% de recursos do fundão eleitoral para as candidatas mulheres, se desenha na Justiça Eleitoral uma nova cota para candidatos negros. Até agora, três ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já votaram a favor. A proposta é determinar que os partidos destinem a verba de maneira proporcional à quantidade de candidatos negros e brancos. A mesma regra seria aplicada ao tempo de propaganda na TV e no rádio. O pernambucano Og Fernandes pediu vistas para analisar melhor a proposta.

Prescrição – O TRF da 1ª Região, em Brasília, extinguiu nesta terça (18) a punibilidade de José Genoino, ex-presidente nacional do PT, de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, e do publicitário Marcos Valério. Os três respondiam pelo suposto crime de falsidade, em um desdobramento do Mensalão. O Tribunal decretou a prescrição, que é quando o processo demora muito e os réus não podem mais ser julgados.

Gilson Machado – Com a crescente avaliação do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Embratur, Gilson Machado, seria um forte pré-candidato a prefeito na capital pernambucana, porém não se desincompatibilizou a tempo do cargo, o que lhe deixou fora do páreo. Gilson goza de muito prestígio junto ao presidente da República.

Entendimento – Com o falecimento de Fernando Aragão, vítima de Covid-19, a oposição em Santa Cruz do Capibaribe poderá se unir em torno do empresário Fábio Aragão, filho de Fernando. A comoção na cidade poderá impulsioná-lo na disputa.

Inocente quer saber – Há alguma possibilidade de Patrícia Domingos receber o apoio de DEM, PTB e PSDB?

Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário